Você sabe como funciona o consórcio de energia solar e os benefícios de investir nesse tipo de energia renovável? Se não, basta seguir com a leitura deste artigo e vai sair sabendo tudo sobre esse tipo de consórcio.
O consórcio de energia solar tem uma atuação similar à popular modalidade de consórcio para veículos, imóveis e outros bens. Trata-se, então, de um grupo de pessoas cujo interesse em adquirir um sistema de energia solar permite a formação de uma poupança para alcançar esse objetivo.
Assim, mensalmente os sorteios acontecem, podendo contemplar os participantes de maneira justa e equilibrada. Mas essa é apenas a superfície desse tema.
Como destacamos acima, um consórcio de energia solar é formado por pessoas com o mesmo interesse (adquirir um sistema fotovoltaico) e que devem arcar com investimentos mensais. Nesse mesmo período ocorrem os sorteios que vão contemplar os participantes à medida que todos seguem pagando as parcelas (que podem chegar a até 100 meses).
O modelo de negócio parece bem interessante porque as pessoas vão pagar pelo sistema ao longo dos próximos anos. E, paralelamente, passam a obter o desejado desconto na conta de luz e já passam a usufruir de todos os outros benefícios da energia solar (como a gradual quitação do investimento no consórcio de energia solar).
O Consórcio Nacional de Energia Solar foi criado para garantir mais organização, eficiência e assertividade no planejamento de consórcios do setor.
É por meio desse órgão que são realizados os sorteios mensais e também os lances dos participantes (que ajudam a abater o valor das parcelas futuras, inclusive).
Agora que vimos como funciona o consórcio de energia solar, vale a pena ir além das possibilidades desse investimento. Vamos imaginar, aqui, que você obteve a contemplação no consórcio e adquiriu o sistema de energia solar para a sua residência ou empresa.
Com isso, surgem também alguns benefícios evidentes que se apresentam já em curto prazo no uso da energia solar. Dê uma conferida nos principais deles, a seguir!
Não importa se estamos falando de uma casa, de um comércio ou de uma indústria de grande porte: um sistema de energia solar fotovoltaica tem muito a agregar ao valor do imóvel.
Assim, seu empreendimento é beneficiado pelo sistema de energia solar em si e, complementarmente, pode arrendar um bom valor em casos de vendas do imóvel futuramente.
Até por isso, podemos considerar o investimento em energia solar como uma decisão de bom valor agregado, uma vez que tende a devolver o valor investido em sua totalidade.
Uma fonte de energia renovável é especialmente valiosa para pessoas físicas e jurídicas.
Afinal de contas, o impacto ambiental da energia solar, por exemplo, é menor do que a geração de energia elétrica por outros meios. Sem falar que a produção e a distribuição da energia solar demanda menos infraestrutura e dispensa a necessidade de construir reservatórios.
Para empresas, isso se converte também em uma reputação mais positiva. Especialmente, em uma época na qual o consumidor fica de olho no posicionamento das organizações que ele consome produtos e serviços. E é melhor para o meio ambiente. Simples assim,
E, individualmente, a redução do impacto ambiental é importante para a sociedade como um todo.
É inegável que você deixa de ter problemas com as contas de luz ao investir no consórcio de energia solar. Pois a geração de energia e o excedente produzido ajuda a acumular créditos, para as distribuidoras de energia, que se convertem em descontos nas suas despesas com energia elétrica.
Assim, mensalmente o seu investimento vai se pagando na forma desses descontos — que podem chegar a até 95% do total.
Existem grandes benefícios ao investir em energia solar. E uma das melhores partes é saber que o dinheiro investido vai ser gradativamente devolvido para o usuário.
Essa é uma dúvida muito comum dos usuários uma vez que eles descobrem os aspectos positivos da energia renovável.
Por isso, antes de contratar um sistema de energia solar, avalie a simulação abaixo para uma residência que paga R$ 350 mensais em conta de luz:
Isso tudo ,para um sistema de energia solar que custa, aproximadamente, R$ 12 mil.
Antes de participar de um consórcio de energia solar e abraçar todos os benefícios mencionados acima, atenção: cada consórcio tem as suas particularidades.
Por isso, vá de encontro com empresas que conheçam o mercado, as suas necessidades e sejam transparentes e confiáveis. O primeiro passo para isso é saber se a empresa está de acordo com a Lei n. 6.404/76 e a Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil 1.634/2016.
Esse é um meio de analisar a melhor decisão que você pode tomar a respeito do consórcio de energia solar.
E você pode também avaliar a possibilidade de um projeto desses de acordo com as características do seu imóvel. Solicite um orçamento conosco sem compromisso!
O consórcio de energia solar tem os mesmos benefícios de um consórcio especializado em outros bens. É uma maneira de alcançar seus objetivos, pagá-lo em longo prazo e poder usufruir dele por meio de sorteios mensais que podem contemplá-lo antes mesmo de você quitar a última parcela.
Com isso, você pode receber os benefícios da energia solar em sua residência ou empresa o quanto antes. Algo que beneficia a todos, inclusive.