Financiamento Solar: linhas de crédito para projetos solares

Quer garantir seu sistema fotovoltaico através de financiamentos? Nos tópicos abaixo, vamos mostrar como funciona o financiamento solar fotovoltaico. Além disso, vamos a fundo nas possibilidades de linhas de crédito para energia solar.

linhas de crédito para energia solar

Em primeiro lugar, fontes de energia renovável estão a cada dia mais acessíveis para toda a população. E uma prova disso é que existem boas opções de linhas de crédito para energia solar.

Com isso, você obtém o valor desejado para a instalação do sistema solar e pode garantir, de imediato, os benefícios da geração de sua própria energia.

E para que você conheça quais são e qual é o melhor financiamento para energia solar, preparamos este post completo sobre o assunto.

Boa leitura!

Como funciona o financiamento solar fotovoltaico?

Em geral, o processo não difere muito das burocracias comuns à solicitação de um financiamento para a aquisição de outros bens, como um imóvel.

Contudo, o próprio investimento em energia solar demanda peculiaridades, como a existência de um imóvel em si. Então, a burocracia em torno da solicitação pode diferir em alguns aspectos com relação a outros processos similares.

Vale apontar, ainda, que cada uma das linhas de crédito para energia solar têm as suas próprias peculiaridades, como prazos, condições e taxas. Mas em geral elas têm em comum algumas das exigências iniciais para apurar a possibilidade, como:

  • análise de crédito convencional;
  • documentação do bem onde o sistema fotovoltaico será instalado;
  • comparação entre o valor solicitado é e a renda do solicitante.

Bom avaliar, também, que a instituição bancária pode solicitar o imóvel como garantia de pagamento do financiamento para a energia solar. O que será usado, por exemplo, em casos de inadimplência sem resolução de acordo.

Interessante observar que essa garantia, embora mostre-se arriscada em determinado momento, é também o que gera uma vantagem ao consumidor: a taxa de juros mais acessível do que outras opções de crédito do mercado.

Essa é, inclusive, uma das grandes vantagens dos empréstimos com garantia. E você se beneficia de poder instalar o sistema fotovoltaico tão logo o crédito é concedido, permitindo economia imediata na conta de luz e, desse modo, equilibrar as contas gradativamente.

qual melhor financiamento para energia solar

Tipos geração distribuída e seus modelos de financiamento

Além da vantagem que citamos acima, a instalação do sistema de energia solar tem uma flexibilização que pode ser de grande interesse do consumidor — pessoa física ou jurídica.

Isso porque, a geração de energia solar pode ser direcionada para diferentes objetivos.

Consumo Direto

O projeto de implementação dos painéis solares, aqui, é focado em uma geração de energia suficiente para abastecer o imóvel do cliente. Ou seja: simplesmente para consumo direto.

O preço do sistema de energia solar varia de acordo com alguns elementos, como por exemplo, o tamanho do imóvel, a quantidade média de consumo de energia elétrica etc..

Para tanto, as linhas de crédito para energia solar são mais acessíveis porque não são, necessariamente, tão robustas quanto as solicitações para um grande empreendimento comercial ou industrial, por exemplo.

Autoconsumo Remoto

O procedimento para o financiamento em energia solar, aqui, é similar ao citado no tópico anterior, sobre o Consumo Direto. 

A grande vantagem do Autoconsumo Remoto, entretanto, está na distribuição de créditos de energia solar para outro imóvel de mesma titularidade do cliente (e desde que esse outro bem esteja sob a responsabilidade da mesma concessionária de energia).

Portanto, todo excedente de energia solar gerada e convertido em créditos pode ser usado para abater o valor da conta de luz do imóvel principal e de uma segunda propriedade. 

Mais economia para o cliente, portanto, e que vai se configurando em mais recursos poupados mensalmente para quitar a sua linha de crédito para energia solar.

Geração Compartilhada

Nesse tipo de projeto, a empresa que instala os projetos fotovoltaicos lidera um planejamento focado em uma cooperativa, um condomínio ou mesmo para a idealização de um consórcio de energia solar.

Aqui, porém, podem existir novas exigências das instituições que oferecem linhas de crédito para energia solar, como os recebíveis das taxas condominiais, entre outros documentos.

Principais linhas de crédito para energia fotovoltaica no Brasil

Agora que já vimos algumas das principais características dos financiamentos para energia solar, que tal entendermos quais são as principais modalidades disponíveis, atualmente?

Abaixo, destacamos 5 linhas de crédito para energia fotovoltaica no Brasil para você conhecer. Confira!

linhas de financiamento para energia fotovoltaica

1. BNB - FNE Sol

O FNE Sol do BNB tem como principal objetivo o financiamento de projetos de micro e minigeração distribuída de energia por fontes renováveis.

A iniciativa é oferecida tanto à pessoa física quanto para o projeto em empresas e para produtores rurais. Falando especificamente sobre essa linha de crédito para energia solar, o BNB tem carência de até 6 meses para pessoa física ou para projetos empresariais. Sobre o prazo total de pagamento, são de 8 anos para pessoa física, e de até 12 anos para empresas e produtores rurais.

Lembrando, ainda, que o limite de financiamento é de R$ 100.000 para micro e minigeradores de energia elétrica como pessoa física.

2. BNDES - Fundo Clima

A linha de crédito para energia solar do BNDES gira em torno da possibilidade de adquirir máquinas e equipamentos com melhores índices de eficiência energética ou que auxiliem na redução de gases emitidos e causadores do efeito estufa.

Pessoas físicas e jurídicas podem solicitar o financiamento de energia solar do BNDES e não há um valor mínimo exigido para o pedido. O prazo, contudo, tem um limite de 12 anos — já incluindo, nesse período, o mínimo de três meses e o máximo de dois anos de carência.

3. Desenvolve SP - Linha Economia Verde

A Linha Economia Verde é mais uma das principais linhas de crédito para energia solar do país. E ela tem a ver com a oportunidade de financiamento de projetos que promovam a redução de emissões de gases de efeito estufa, da mesma forma que possuem a geração de energia renovável.

Confira, abaixo, algumas das condições de financiamento promovidas pelo órgão:

  • taxas a partir de 0,17% ao mês (que já são acrescidos da SELIC);
  • prazo total de pagamento em 120 meses;
  • carência para o financiamento de até 36 meses.

4. BB - FCO Empresarial

A FCO Empresarial — linha de crédito do Banco do Brasil — foi idealizada para desenvolver projetos na região Centro-Oeste do país. Justamente por isso, tem mais alinhamento com a região e oferece prazos, limites, como também taxas diferenciadas para empresas.

No geral, as organizações mais beneficiadas por esse tipo de planejamento são dos setores:

  • infraestrutura econômica;
  • agroindustrial;
  • industrial;
  • mineral;
  • turismo;
  • comércio;
  • serviços.

Atualmente, o empresariado pode financiar até 100% do bem a ser adquirido, e com prazos que podem se estender a até 20 anos (já considerando a carência mínima de três meses e de cinco anos, no máximo).

Portanto, destaque também para outro diferencial desse tipo de financiamento para energia solar, que oferece bônus de adimplência de 15% sobre os juros (e cujas taxa de juros são definidas caso a caso).

Além disso, as condições de contratação giram em torno da necessidade ter ter uma conta corrente ativa na instituição, além de ter que passar por uma análise cadastral e de aprovação de crédito.

5. BV - Financiamento para Energia Solar

Também é importante citar, entre as linhas de crédito para energia solar, a alternativa oferecida pelo BV, cujos diferenciais são os seguintes:

  • financiamento de até 100% do projeto (do equipamento à instalação do projeto);
  • prazo de até 7 anos para finalizar o pagamento;
  • vantagem de oferecer até 120 dias para o pagamento da primeira parcela;
  • parcelas fixas ao longo do contrato.

6. Santander - CDC Eficiência Energética de Equipamentos

Por fim, podemos citar o projeto do Santander, o CDC Eficiência Energética de Equipamentos. Nele, é possível financiar equipamentos e projetos — como a instalação de painéis solares para diferentes necessidades.

Assim, vale observar, contudo, que tanto a taxa de juros quanto os valores e os prazos, e demais condições, devem ser negociados caso a caso. Mas é possível fazer uma simulação no site da instituição para ter uma noção aproximada de quanto vai custar o financiamento para o projeto de instalação de sistema fotovoltaico segundo as suas necessidades.

Maya Energy: gestão completa do seu projeto fotovoltaico

Por fim, somos especialistas no planejamento e na instalação de projetos de energia solar — para residências, comércios e indústrias de qualquer porte ou segmento de atuação.

De fato, a Maya Energy é, inclusive, a maior startup de energia limpa do Brasil e tem uma solução focada nas diferentes necessidades de todos os perfis de indivíduos em busca de energia renovável no país.

Conclusão

Portanto, para saber na prática o que podemos fazer por você, permitindo condições vantajosas na hora de analisar as linhas de crédito para energia solar, acesse o nosso formulário, entre em contato conosco e vamos criar, juntos, a melhor solução para as suas necessidades!

One comment on “Financiamento Solar: linhas de crédito para projetos solares”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram